A caridade é definida na teologia como uma virtude que deixa as pessoas mais próximas de Deus por meio do amor ao próximo. Mas a solidariedade não é exclusivamente cristã e pode ser praticada independentemente de religião ou fé. No Brasil, o 19 de julho marca, desde 1966, o Dia da Caridade.

A data foi instituída por meio da Lei 5.063 com o objetivo de difundir e incentivar a prática da compaixão e do bom entendimento entre as pessoas. E não faltam entidades e associações que precisam de ajuda em Belo Horizonte nas mais diversas áreas. 

Veja, abaixo, 10 instituições que contam com ajuda voluntária para funcionar e saiba como contribuir:

CASA DE ACOLHIDA PADRE EUSTÁQUIO

O que é: Entidade que oferece acolhimento a crianças em tratamento oncológico ou de outras doenças não infecciosas, e também a seus acompanhantes, durante e após o tratamento. Além da moradia, a instituição também oferece alimentação, transporte, atendimento multiprofissional e apoio sociofamiliar. 

Como ajudar: Acolhendo, atualmente, 300 crianças e adolescentes, além de seus familiares, a instituição depende de ajuda financeira para se manter. Para ajudar, acesse aqui.

Cape

Casa de Acolhida Padre Eustáquio

TRANSVEST

O que é: ONG fundada há quatro anos que assiste e fornece educação para a população travesti e transexual de Belo Horizonte.

Como ajudar: A instituição pede à população para amadrinhar e apadrinhar suas alunas com doações mensais. Clique aqui para ajudar.

Transvest

Transvest

SERVIÇO JESUÍTA A MIGRANTES E REFUGIADOS

O que é: Entidade que promove ajuda humanitária a migrantes e refugiados que se abrigam no Brasil, e está localizada em Belo Horizonte.

Como ajudar: É possível doar qualquer valor para que a instituição forneça itens de subsistência aos atendidos (clique aqui para doar), oferecer trabalho voluntário ou mesmo contratar um migrante ou refugiado para trabalhar em seu negócio. Neste caso, basta entrar em contato pelo e-mail trabalhobh@sjmrbrasil.org (Nathália Oliveira) ou telefone (31) 99428-0043.

Crianças venezuelanas

Grupo de migrantes venezuelanos chegaram em fevereiro a BH

CASA DO PEQUENO CRISTO

O que é: Instituição social sem fins lucrativos que acolhe cerca de 80 crianças e adolescentes do Morro das Pedras, promovendo instrução por meio de atividades esportivas, culturais e de artesanato, assistência odontológica, social e psicológica, além de alimentação.

Como ajudar: A manutenção financeira é da Paróquia Santíssima Trindade, localizada no bairro Gutierrez, por meio de doações e também bazares realizados ao longo do ano. Para ajudar, basta entrar em contato por e-mail contato@pequenocristo.org.br ou telefone (31) 3371-3423. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o Facebook ou Instagram: @casadopequenocristo.

Pequeno Cristo

Casa do Pequeno Cristo

CASA DE APOIO AMOR A VIDA

O que é: Instituição filantrópica que oferece gratuitamente ajuda pós-hospitalar a crianças com doenças crônicas e a seus familiares em situação de vulnerabilidade e risco social. A maioria dos assistidos é composta por crianças portadoras de paralisia cerebral, displasia óssea, hidrocefalia, mucopolissacaridose e/ou outras síndromes.

Como ajudar: A entidade precisa custear a ajuda material que fornece aos assistidos, como suplemento alimentar, fraldas descartáveis, sondas, cateteres, cadeiras de rodas, muletas, produtos de higiene, apoio jurídicol psicólogico, recreativo, dentre outros. Para doar, clique aqui.

Casa de Apoio Amor a Vida

Casa de Apoio amor a Vida

FUNDAÇÃO SARA ALBUQUERQUE

O que é: Entidade instalada em Belo Horizonte e em Montes Claros, que presta assistência social a crianças e adolescentes com câncer, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes em tratamento oncológico.

Como ajudar: A fundação é mantida por associados que contribuem mensalmente. É possível doar valores em dinheiro e também "visitas" às crianças e aos adolescentes. Clique aqui e saiba mais. 

Sara

Evento promovido pela Fundação Sara

CASA DE REFERÊNCIA DA MULHER TINA MARTINS

O que é: Ocupação que visa fortalecer e prestar assistência a mulheres vítimas de violência em BH, como auxílios psicológico, jurídico e serviço social gratuitos, além de acolher emergencialmente algumas vítimas. O espaço também conta com eventos e ações para arrecadar dinheiro para as mulheres assistidas. 

Como ajudar: Além de participar dos eventos, feiras, bazares e ações promovidos no espaço, que fica na rua Paraíba, 641, no bairro Funcionários, também é possível doar valores em dinheiro e itens como materiais de limpeza, alimentos perecíveis ou frescos, entre outros. Para saber mais sobre a Casa e ajudar, basta seguir o Instagram @casatinamartins.

Também é possível efetuar doações em dinheiro na conta: 

Banco do Brasil
Agência: 4422-9
CP: 6720-2
Indira Ivanise Xavier
CPF: 051.790.954-50

Casa

Casa de Referência da Mulher Tina Martins

NÚCLEO ASSISTENCIAL CAMINHOS PARA JESUS

O que é: Associação beneficente que presta assistência social, material e amparo a pessoas (crianças, adolescentes, adultos e idosos) carentes e/ou especiais.

Como ajudar: A entidade conta com ajuda em dinheiro e também doações de alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis geriátricas, tecidos, roupas, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, móveis, eletrodomésticos, dentre outros. Para ajudar, clique aqui.

Caminhos para Jesus

Evento promovido pelo Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus

BAST ADOTAR

O que é: Grupo dos Amigos dos Animais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG que se dedica a castrar, vacinar e encaminhar para adoção os gatos e cães abandonados na região. 

Como ajudar: A instituição depende de doações em dinheiro, medicamentos, materiais de limpeza, toalhas e tapetes velhos, dentre outros produtos, e até mesmo o trabalho de voluntários. Clique aqui e saiba mais.

Fafich

FAFICH

SOCIEDADE MINEIRA PROTETORA DOS ANIMAIS

O que é: Entidade sem fins lucrativos que atua na área de proteção dos animais desde 1925. 

Como ajudar: A instituição se mantém por meio de contribuições e doações de pessoas que apoiam a causa da proteção animal em Belo Horizonte e região metropolitana, através de programas internos de castração dos animais abandonados, programas educativos de guarda responsável e de incentivo à adoção. Atualmente, abriga 300 animais resgatados que estão à espera de um lar. Clique aqui para doar.

Divulgação

Outra forma de ajudar a SMPA é adotando um dos animais abrigados pela instituição