Donos de cães e gatos que não puderem levar os animais para garantir a imunização contra a raiva neste sábado (16), em Belo Horizonte, terão direito a uma repescagem durante a próxima semana. Um posto de drive-thru será montado no Shopping Norte, localizado na avenida Vilarinho, em Venda Nova, e funcionará das 9h às 17h. 

Conforme informou o subsecretário de Vigilância e Promoção à Saúde da PBH, Fabiano Pimenta, o ponto ficará no local a partir de segunda-feira (18), permanecendo até o dia 22 deste mês. 

“Quem não puder levar hoje, na próxima semana teremos uma novidade. Além de manter a vacinação constante no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro São Bernardo, nós teremos o drive-thru para cães e gatos até a próxima sexta-feira”, disse. 

Pimenta reforçou, ainda, a importância de garantir a imunização para que casos de raiva em humanos e animais domésticos não reapareçam. “Nós temos uma longa data, felizmente sem casos humanos e em animais domésticos. E isso é fruto de uma adesão da população às campanhas. A gente tem que ter 80% de cobertura vacinal para sustentar essa boa situação. Nos últimos dois anos nós vivemos situações atípicas. Então a gente considera a campanha de 2021 como a mais importante dos tempos”, avaliou. 

E para garantir a meta, é preciso que 280 mil animais sejam imunizados na capital. “Faço um apelo para aqueles que têm gatos. A vacinação é mais “consagrada” em relação aos cães. Temos comprovação da circulação do vírus em BH, 21 morcegos foram identificados esse ano. Todas as medidas foram adotadas, mas os gatos são curiosos. Então se não tiver vacinado, infelizmente ele vai a óbito”, concluiu. 

Vacinação neste sábado

Hoje, até 17h, a vacina está disponível em mais de 250 pontos de BH. Para a imunização, é recomendado que os cães sejam levados com guia ou coleira e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem estar em gaiolas ou caixas de transporte. 

Após a aplicação, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos, sendo recomendado mantê-los em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

O objetivo da campanha é manter o controle da doença no município. Em BH, não há registro do vírus em humanos desde 1984; em cães desde 1989 e em gatos desde 1985. 

A doença

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Leia mais:
BH aguarda comunicado do Ministério da Saúde para reduzir intervalo entre doses da AstraZeneca
BH imuniza cães e gatos contra a raiva neste sábado; confira locais e horários
BH tem previsão de pancadas de chuva para este sábado e domingo; máxima pode alcançar os 27°C