A escala de vencimentos do IPVA 2022 em Minas Gerais vai começar em 21 de março. O calendário completo foi divulgado pelo executivo estadual nesta terça-feira (4), confirmando a decisão tomada no fim de 2021 para atrasar o começo do pagamento. 

As demais informações relativas ao imposto, como a tabela de valores dos veículos, locais para se efetuar o pagamento e a expectativa de arrecadação do governo serão disponibilizadas até o fim de janeiro, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

As três parcelas do IPVA para todas as placas deverão ser quitadas entre 21 de março e 31 de maio deste ano. 

Escala IPVA 2022

Escala de pagamento do IPVA 2022 em Minas Gerais

"O prazo maior é uma forma de aliviar o bolso do contribuinte mineiro neste início de ano, já que muitas pessoas têm que pagar IPTU e comprar material escolar para os filhos, entre outras despesas comuns neste período", afirmou o governador Romeu Zema (Novo).

Em complemento ao novo prazo, está confirmado ainda o congelamento do preço do imposto. "Será igual ao que foi pago há um ano. E haverá um desconto de até 6%", explicou Zema. Isso porque está mantido o desconto de 3% para a quitação em cota única e o bônus de 3% do programa "Bom Pagador", referente aos motoristas que pagaram em dia os débitos tributários relacionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020.

Por outro lado, o desconto para o "Bom Pagador" é atrelado ao Renavam do veículo, e não ao CPF do proprietário.

Leia mais:
'Flurona': veja o que já se sabe sobre a dupla infecção pelos vírus da gripe e da Covid-19
Oito passageiros ficam feridos em acidente envolvendo ônibus e carreta na BR-040, em Esmeraldas