Até o próximo dia 3 de agosto, jovens e adultos mineiros que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos, e agora pretendem voltar a estudar, podem realizar a inscrição em uma das 1.488 escolas da rede estadual de ensino que disponibilizam a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os interessados devem entrar em contato com uma das unidades que oferecem a modalidade. Confira aqui a lista de escolas e aqui os contatos das instituições de ensino.

Na EJA, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar da modalidade de ensino é necessário ter completado 15 anos para ingressar no ensino fundamental anos finais, e 18 anos para ingressar no ensino médio, até a data de início do semestre letivo.

As aulas terão início no dia 3 de agosto e inicialmente serão ministradas de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia de Covid-19.

EJA Novos Rumos

Desde o ano passado, a secretaria está trabalhando para reformular a modalidade de ensino e fazer com que ela seja mais focada nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em um tempo mais curto. 

O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos. Entre as ações realizadas está, por exemplo, a formação dos professores. Além disso, os estudantes terão prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que serão disponibilizados pela SEE/MG a partir do segundo semestre deste ano. O curso tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao trabalho de maneira mais rápida e eficiente.

(*) Com informações da Agência Minas

Leia mais:
Mais de 22 mil alunos do ensino médio de BH podem voltar às atividades presenciais em agosto
Betim lança formulário para saber opinião dos pais sobre volta das aulas presenciais

Veja quem pode se vacinar contra Covid nesta semana em BH; confira horários, endereços e o que levar