
A Prefeitura de Betim, na Grande BH, lançou um formulário para saber a opinião dos pais dos alunos sobre a volta das aulas presenciais, que será de forma escalonada e híbrida a partir de 2 de agosto. Nesse primeiro momento, o retorno vai abranger os profissionais da educação, para o planejamento das atividades pedagógicas.
Confira abaixo as datas relativas a cada ensino:
9 de agosto:
Educação Infantil (4 e 5 anos)
Ensino Fundamental (7°, 8º e 9° ano)
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
16 de agosto:
Educação Infantil (0 a 3 anos)
Ensino Fundamental (1º ao 6º ano)
As aulas seguirão o modelo híbrido, com revezamento entre aulas presenciais e remotas, para que as salas e demais estruturas das escolas não ultrapassem o limite seguro de pessoas. Para saber o posicionamento dos pais e responsáveis, a prefeitura disponibilizou um questionário, que pode ser respondido até a próxima terça-feira (27). Caso algum responsável prefira, o estudante poderá continuar apenas no ensino remoto.
"Estamos propondo esta pesquisa para que pais e responsáveis informem o quanto se sentem seguros quanto à retomada das aulas presenciais. Nossa preocupação é com a segurança e bem-estar dos alunos, profissionais, familiares e toda a comunidade escolar. A participação de todos é muito importante para este retorno presencial", afirmou Marilene Pimenta, secretária municipal da Educação.
A pesquisa pode ser respondida no link.
Para manter a segurança dos estudante e funcionários, as escolas seguirão protocolos de saúde. As medidas incluem distância de 1,5 metro entre as carteiras, respeito à lotação máxima de cada espaço, conferir a temperatura de todos que entrarem nas dependências das escolas e a disponibilização de lavabos para a higienização das mãos.
Matrículas para o EJA
As matrículas para o EJA serão abertas em 2 de agosto. O programa é voltado para jovens acima de 15 anos e adultos que desejam concluir o ensino fundamental. Nessa modalidade, cada ano escolar é concluído em um semestre.
É possível realizar a matrícula até 3 de setembro. Os interessados devem ir até uma das escolas credenciadas e apresentar o documento de identificação, CPF, foto 3x4 e comprovante de endereço (originais e cópia). Caso o aluno possua um histórico ou declaração escolar, é recomendado incluir nos documentos necessários.
As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h. Todos os alunos recebem material didático, merenda e passe escolar (caso atendam aos requisitos).
A outra modalidade do EJA, denominada como “não formal”, tem matrículas abertas durante todo o ano letivo. Nessa opção, o aluno vai à escola somente para realizar as provas necessárias para obter o certificado de conclusão.
Confira abaixo as escolas credenciadas:
- E.M. Abílio Gomes da Costa (Imbiruçu)
- E.M. Antônio D'Assis Martins/Gigante (Centro)
- E.M. Aristides José da Silva (Jardim Teresópolis)
- E.M. Belizário Ferreira Caminhas (Jardim Teresópolis)
- E.M. Edir Terezinha de Almeida Fagundes (Guanabara)
- E.M. Edméia Duarte de Oliveira Braga (Niterói)
- E.M. Frei Edgard Groot (Citrolândia)
- E.M. Gino José de Souza (São João)
- E.M. Isaura Coelho (Alterosas)
- E.M. Lúcia Farage Freitas Gumiero(Taquaril)
- E.M. Maria Cristina (Laranjeiras)
- E.M. Maria Elena da Cunha Bráz (Icaivera)
- E.M. Maria da Penha dos Santos Almeida (Cruzeiro do Sul)
- E.M. Mário Marcos Cordeiro Tupynambá (Boa Vista)
- E.M. Valério Ferreira Palhares (Petrovale)
Leia mais: