Estado anuncia compra de insumos para futura ampliação de testagem de Covid em Minas

Anderson Rocha
@rochaandis
23/07/2020 às 15:33.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:06
 (Reprodução/ Facebook)

(Reprodução/ Facebook)

Após anunciar, no início do mês, que não está pronto para fazer uma testagem de Covid-19 em massa na população, o governo de Minas informou, nesta quinta-feira (23), que adquiriu mais insumos para a realização dos exames, o que deverá aumentar a quantidade de testes feitos "em breve".

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o mercado de medicamentos, que passou por cenário de grande desabastecimento e, consequentemente, de limitação de itens para testagem, está em modificação, o que deverá ampliar a disponibilidade de kits de testes.

Para um teste ser realizado, é necessário que o conjunto de insumos que o compõe esteja completo, com swabs (equivalentes a cotonetes), reagentes, tubos de produção e placas. Recentemente, o governo informou que o estoque estava com variações, com itens em falta e outros em boa reserva.

"A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está fazendo um processo de compra, o próprio Ministério da Saúde está fazendo. Então, em breve, nós teremos condição de ampliar a testagem", declarou Amaral, que não deu detalhes ou prazos.

Segundo o gestor, o planejamento do Estado foi pensado para aumentar a testagem da população quando a epidemia chegasse em uma tendência de prolongamento. Atualmente, Minas vivê um platô de casos, ou seja, uma trajetória em que o número de casos se mantém elevado por um tempo determinado.

"Nós identificamos que não será, simplesmente, uma queda da epidemia e, pronto, passou. Nós teremos uma maratona, nós conviveremos com o vírus um tempo longo e isso precisa que nós tenhamos toda a capacidade do Estado mantida por um logo período, o que inclui a testagem", afirmou.

Amaral explicou que a ampliação será operacionalizada pela utilização da rede laboratorial do Estado, que tem capacidade instalada para realizar 5 mil testes por dia. A reportagem procurou a SES para obter os dados da média diária de exames realizados no Estado e aguarda um retorno.

Estruturação da rede

Carlos Eduardo Amaral ainda informou, durante coletiva na Cidade Administrativa, que o Estado enviou, nesta semana, 20 ventiladores e monitores para Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; e outros sete equipamentos iguais para Muriaé, na Zona da Mata.

Por fim, o gestor fez um convite à população para que assista, nesta quinta-feira (23), às 19h, à live que ele fará sobre índices e o combate à Covid-19 em Minas. A transmissão será feita na página do gestor no Facebook, neste link.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por