Estado não descarta levar pacientes de BH para o interior em caso de lotação de leitos

Anderson Rocha
@rochaandis
07/07/2020 às 15:05.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:57
 (Freepik)

(Freepik)

Com ocupação de leitos de UTI em 91% em Belo Horizonte, o Estado informou nesta terça-feira (7) que não descarta a possibilidade de remanejamento de pacientes da capital mineira para hospitais do interior de Minas que tenham vagas. 

Conforme o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES), João Pinho, o transporte entre localidades, seja via Samu ou aéreo, é característica inerente do SUS e, apesar de a lógica do sistema prever a criação de leitos para o interior não sobrecarregar a capital, o movimento inverso -- em que o enfermo deixa a cidade-sede e vai para cidades menores -- é possível.

"Se no futuro a região Centro [na qual está incluída BH] vir a ser a região mais afetada naquele momento, a gente teria a possibilidade [de fazer o transporte]", disse Pinho, em coletiva na Cidade Administrativa.

Isolamento sobe

O executivo ainda informou que o Estado apresentou uma tendência de melhora na taxa de isolamento na última semana e uma redução na taxa de ocupação, mas o gestor não deu detalhes ou dados. Nesta terça, o índice medido pela empresa In Loco informa que o isolamento está em 38,1% em Minas. Na capital, segundo a prefeitura, a taxa é de 54,7%. Reprodução/ In Loco

Gráfico traz evolução do isolamento em Minas, segundo In Loco

"Foi quase que uma relação direta. A gente subiu um pouco o isolamento -- dois, três, quatro pontos percentuais --, a gente teve, de forma sequencial, a diminuição da ocupação", afirmou. 

Segundo ele, além de combater o contágio por coronavírus, o isolamento ajuda na manutenção da capacidade de atendimento da rede pública, já que evita que as pessoas circulem nas ruas e sofram acidentes, o que desafoga a necessidade de atendimento, cirurgias e insumos.

"Tome muito cuidado. Teve um início de sintoma, já se isole, já tente aumentar as suas questões de higiene, utilizar talheres de forma apartada, não utilizar as mesmas toalhas", completou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por