Acontece nesta quinta-feira (18) a final do Concurso Gastronômico Chef Show, realizada pela pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), dentro da programação de um webinar (seminário on-line) realizado pela instituição. O concurso contou com a participação de alunos de gastronomia da Funorte (Montes Claros), da Faculdade Promove (Belo Horizonte) e da Faculdade Novo Milênio (Vila Velha, ES).

Após a fase de classificação, por meio de vídeos, os mais de 30 concorrentes passaram por diferentes etapas até que seis de cada cidade fossem selecionados para a final, que será transmitida pelo canal do Youtube da Funorte, a partir das 19h, como parte da programação do webinar. 

O desafio dos concorrentes foi desenvolver receitas que fossem simples e saborosas a partir da agricultura familiar e que tivessem potencial de venda neste momento excepcional de pandemia. Os concorrentes de Montes Claros levaram os pratos até os jurados, enquanto os participantes das outras cidades participaram de maneira virtual – ou seja, os jurados tiveram de avaliar a beleza e a história em torno de cada prato.

“O projeto dá oportunidade para a população perceber na crise uma possibilidade de renda, através da culinária artesanal, que somada à matéria-prima proveniente de agricultores familiares, cria uma rede sustentável, gerando fonte de renda e inspirando famílias sem perspectivas a se tornarem protagonistas de novos caminhos”, afirmou o chef Hawyry Pereira Santos, um dos jurados do concurso.

“Trabalhamos com a lógica de despertar o empreendedorismo em situação de reclusão, em época de crise econômica. Entendemos que isso é de alcance social e não só acadêmico”, Jhonas Sachetto, coordenador do curso de Gastronomia da Funorte.