24 de maio para sempre será marcado como uma data especial na vida do sargento Leandro Lemos de Oliveira. Na última segunda-feira, o policial militar rodoviário salvou Heitor, um bebê de apenas quatro dias, que estava engasgado.

O caso foi registrado em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A câmera de segurança de um estabelecimento comercial registrou o socorro. Militares faziam uma operação preventiva na rodovia MGC-418 quando um veículo parou ao lado da viatura. Um casal desembarcou com um bebê nos braços e pediu ajuda. O recém-nascido não estava respirando.

“Os pais gritavam e falavam que ele havia engasgado. Peguei a criança no colo, avaliei os sinais vitais e percebi que não apresentava nenhum movimento de respiração. O rostinho também estava roxo. Eu me desloquei para um estabelecimento comercial próximo para poder sentar e iniciar os procedimentos”, contou o sargento.

Pelas imagens, é possível ver o policial sentado em uma cadeira fazendo a reanimação do bebê. O sargento vira o menino de barriga para baixo e o segura, enquanto bate devagar nas costas dele. Após a repetição das manobras, ele voltou a respirar.

“Primeiro, tentamos duas manobras, mas ele não reagiu. Fizemos mais uma e logramos êxito. Depois, devolvemos a criança aos pais e orientamos que se deslocassem ao pronto-socorro para que ela pudesse ser avaliada por uma equipe médica”, disse.

O policial, que é pai de uma menina de 6 anos e de um bebê de seis meses, exerce a função há 19 anos. Essa foi a primeira vez que prestou esse socorro.

“De todas as intervenções nesses anos, essa, sem dúvida, foi a mais gratificante e emocionante. Foi uma sensação indescritível. Sou pai, então quando a gente se depara com uma situação dessa, primeiro vem o profissionalismo e depois o instinto de pai, que nos leva a querer salvar a criança ainda mais”, concluiu.

Confira o vídeo abaixo: 

Leia mais:
Operação da PF investiga garimpos clandestinos em terras indígenas
Sonegação no setor de metais e sucatas pode ter rendido prejuízo de R$ 150 milhões só na Grande BH
Manutenção em viadutos muda o trânsito no Complexo da Lagoinha, em BH