Guardas municipais de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazem uma manifestação na avenida João César de Oliveira desde a manhã desta sexta-feira (24). A categoria reivindica a criação de um plano de carreira e reajuste salarial.

Segundo a Transcon, empresa que gerencia o trânsito na cidade, os manifestantes se reuniram em frente ao Big Shopping, ocupando duas das três faixas no sentido Cidade Industrial, causando congestionamento de cerca de um quilômetro e meio.

Em nota, o movimento explicou que já houve uma negociação com o executivo municipal, mas alguns dos requerimentos, como questões relativas ao piso salarial e progressão de carreira, foram vetados. 

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Contagem informou que "está empenhada em dialogar e negociar com a categoria", que na última reunião com a Comissão da Guarda Civil, foi informada a impossibilidade de apresentar um projeto de lei que instaura o plano de carreira em 2021 por força da Lei Complementar 173/2020.

A próxima reunião entre o executivo municipal e Guarda Civil está agendada para o próximo dia 14 de outubro.

Leia mais:
Contagem aplica 2ª dose da Pfizer em moradores de fora da cidade, mas pede justificativa
Médica Ariadna Muniz recebe título de cidadã honorária de Contagem pelos serviços prestados