A vacinação contra a gripe para pessoas acima de 60 anos, que iniciaria neste sábado (28) nos postos de saúde de Belo Horizonte, foi adiada pela prefeitura da capital após orientação da Secretaria de Estado de Saúde. Uma nova data será marcada em conjunto com os municípios da Região Metropolitana.

Apesar disso, é importante lembrar que a vacinação segue de segunda-feira a sexta-feira, nos centros de saúde, postos extras e também em lojas da Drogaria Araujo. Nesta sexta-feira (27), inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde irá receber uma nova remessa de vacinas e a previsão é que na próxima semana todos os centros de saúde e postos extras estejam abastecidos.

O adiamento, segundo a Prefeitura de BH, foi motivado pelo fato de que, até então, somente os postos da capital abririam neste sábado, causando  "muita aglomeração, aumentando assim o risco de transmissão do novo coronavírus". Além disso, a procura de moradores de cidades vizinhas na capital, no sábado, também poderia gerar dados incorretos de cobertura vacinal em relação à população de Belo Horizonte.

A prefeitura da capital informou ainda que o Ministério da Saúde assumiu o compromisso com os municípios de fornecer vacina para todo o público-alvo da campanha, que em Belo Horizonte é de cerca de 1,19 milhão de pessoas e a meta é atingir 90% de cobertura vacinal. 

A previsão era que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe fosse iniciada em 9 de abril. Com a antecipação para 23 de março, o Instituto Butantan acelerou a produção do insumo e, para atender a grande demanda, tem feito remessas de forma escalonada ao Ministério da Saúde, responsável pelo envio das doses aos municípios.

Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe vai até 22 de maio. A imunização pode ser feita nos 152 centros de saúde distribuídos pelas nove regionais da cidade e nos postos extras montados pela prefeitura. Além disso, pessoas com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 e outras doenças, também podem se vacinar contra a gripe em uma das 108 unidades da rede da Drogaria Araújo.

Segundo a prefeitura, para receber a vacina nos postos, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identidade. Na Araújo, é necessário agendar a imunização de idosos contra a gripe. A partir desta sexta-feira (27), o agendamento - que era feito online - passa a ser feito pessoalmente, por meio de distribuição de senhas por ordem de chegada, a partir das 8h da manhã.

Leia mais:
Pessoas acamadas podem se vacinar contra a gripe em casa em BH; veja como se cadastrar
Agendamento para vacinação contra a gripe na Araujo passa a ser presencial a partir de sexta