A vontade de voltar aos parques públicos de Belo Horizonte foi tanta que os ingressos para visitar quatro espaços esgotaram. Por causa da pandemia, todos as áreas verdes foram interditadas em março. A reabertura acontece neste sábado (29).

No entanto, para evitar aglomeração e risco de transmissão da Covid-19, a entrada será restrita a quem retirou bilhetes, de forma gratuita, neste site. Não há mais vagas disponíveis para sábado e domingo nos parques Municipal, Mangabeiras, Lagoa do Nado e Jacques Cousteau.

Quem não quiser perder a oportunidade de caminhar, correr, pedalar ou apenas contemplar os locais neste primeiro fim de semana da flexibilização, pode visitar os parques Real, no bairro Paulo VI, e Nossa Senhora da Piedade, no Aarão Reis.

De acordo com a Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, os seis espaços vão funcionar de quinta a domingo, das 8h às 17h. Os ingressos para visitação na próxima semana ainda não foram liberados.

Escalonamento

Para controlar o acesso aos parques, a prefeitura determinou que os frequentadores podem chegar aos locais em quatro horários diferentes: 9h, 11h, 14h e 16h. A medida, de acordo com o executivo, visa a evitar filas. Mas o visitante pode ficar no espaço até o fechamento.

Apesar da reabertura, os parques não terão os mesmos atrativos. Os brinquedos e aparelhos de ginástica estarão interditados. Além disso, quem quiser beber água precisa levar uma garrafinha, pois os bebedores foram retirados. Passeios com animais – nos parques onde era permitido – ficam suspensos por enquanto.

Todos os frequentadores terão a temperatura corporal verificada logo na entrada. Em caso de febre, serão impedidos de acessar e orientados a procurar uma unidade de saúde. Na portaria haverá álcool 70%.

Confira os seis parques que reabrem neste sábado

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro

Parque das Mangabeiras
Portaria sul: avenida José de Patrocínio Pontes, 580

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã

Parque Real
Rua Três Mil e Setenta E Quatro, 201 – Paulo VI

Parque Municipal Jacques Cousteau
Rua Augusto José dos Santos, 366 – Estrela do Oriente

Parque Nossa Senhora da Piedade
Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Aarão Reis

Leia mais:
Grades são instaladas no Parque das Mangabeiras; veja fotos da preparação para a reabertura
PBH vai reforçar fiscalização nos parques para barrar a Covid-19; veja as regras de reabertura
Visita a parques de BH só será permitida com hora marcada; veja quais áreas verdes reabrem no sábado