Itabira, na região Central de Minas, passa a ter racionamento de água a partir desta terça-feira (5). A medida decretada pela prefeitura vale até 20 de outubro e determina rodízio de bairros no fornecimento de segunda a sábado. Conforme a tabela, os bairros devem ficar pelo menos um dia por semana sem abastecimento. Domingos têm funcionamento normal.

A decisão é justificada pela estiagem que provoca o desabastecimento dos reservatórios da cidade.

Em nota, a Prefeitura de Itabira informa que hospitais não participarão do rodízio e que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalha para que outros serviços essenciais não tenham problemas com falta d’água.

Para que o abastecimento não seja completamente interrompido nos bairros durante o rodízio, a prefeitura orienta os moradores a utilizar o recurso de forma consciente. O órgão cita situações como não trocar a água de piscinas, lavar calçadas e carros ou irrigar gramados.

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social da cidade, os índices dos reservatórios estão sendo constantemente monitorados. O período de racionamento foi determinado a partir da possibilidade de manobras de redistribuição de água e das condições climáticas. É possível que o prazo seja prorrogado.

Veja o quadro de bairros sem abastecimento de acordo com o dia:

Cronograma de racionamento

Leia mais:
PBH publica edital de consulta de concessão para áreas do Parque das Mangabeiras

Parceria busca ampliar cadastramento de moradores em serviços de alerta de chuvas em BH