Justiça Eleitoral apresenta novo modelo de urna eletrônica para as eleições de 2022

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
13/12/2021 às 14:50.
Atualizado em 14/12/2021 às 00:38
 (Divulgação / Tribunal Superior Eleitoral)

(Divulgação / Tribunal Superior Eleitoral)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta segunda-feira (13) o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. Segundo o TSE, essa nova versão é mais segura, moderna e possui novos requisitos de acessibilidade.

Nesta segunda, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, visitou uma fábrica onde são produzidos os novos módulos das urnas, em Manaus (AM). Em coletiva de imprensa, o ministro afirma que "estamos trabalhando para proteger os sistemas do TSE quase por uma questão de imagem, porque quanto ao conteúdo não tem como fraudar a eleição". Segundo ele, o TSE está se aperfeiçoando e aumentando a proteção em relação à cibersegurança.

O tribunal afirma que a linha de produção na capital amazonense produzirá 225 mil das novas urnas, de um total de 577 mil que serão usadas nas eleições do ano que vem.

Renovação
Neste ano, o Tribunal adquiriu 32.609 urnas do modelo UE 2020 para atualizar parte do parque tecnológico, em virtude da necessidade de substituição dos aparelhos fabricados de 2006 a 2008, porque a vida útil deles se esgotou. A Justiça Eleitoral explica que as urnas eletrônicas são planejadas para serem substituídas após seis eleições, o que supera os 10 anos de uso desde a fabricação. Ainda conforme o órgão, os principais motivos que levam a essa substituição são a obsolescência tecnológica, a necessidade de evolução da segurança ou o aumento da taxa de falhas dos modelos antigos.

Esta é a segunda compra de urnas eletrônicas para as eleições de 2022 e 2024. Os equipamentos que completaram a sexta eleição em 2020 deverão ser substituídos pela Justiça Eleitoral até 2024.

Leia também:
CMBH derruba veto de Kalil a projeto que torna templos religiosos em serviços essenciais da capital
Pagamento do 13º salário dos servidores mineiros será na quarta-feira, em parcela única

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por