Licenças ambientais do Complexo Germano da Samarco são suspensas

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
13/10/2016 às 18:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:13
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

De acordo com o documento, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável convoca a Mineradora a promover o licenciamento ambiental corretivo de todas as atividades que fazem parte do processo produtivo do Complexo de Germano e das obras e intervenções emergenciais executadas para controlar os danos e a poluição ambiental, provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro do ano passado.

Foi determinada ainda a manutenção das obras e intervenções emergenciais e que sejam adotadas todas as ações necessárias a garantir e promover a segurança das estruturas e das ações de controle e monitoramento ambiental no Complexo Germano.

Em nota, a Samarco informou que tomou conhecimento da publicação no Minas Gerais. E que a empresa vai providenciar recuperação do meio ambiente. E que atualmente, vários operários trabalham no local. 

A licenças ambientais do Complexo Minerário de Germano estavam suspensas temporariamente desde agosto pela Justiça em resposta a um pedido do Ministério Público. 

Em sua decisão, o juiz Michel Curi e Silva, que atua em substituição na 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, destacou a importância do funcionamento da mineradora para a economia local. Entretanto, o magistrado frisou que a retomada das atividades não pode, em nenhuma hipótese, gerar risco de novas tragédias, com perdas de mais vidas humanas e danos ambientais irreparáveis.

apreciado pela pasta e votado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por