
Mais de 20 municípios de Minas já decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas. Ao todo, 22 cidades integram a lista oficial da Coordenadora Estadual de Defesa Civil (Cedec). Contagem, na região metropolitana, foi a última a formalizar o documento, por meio de decreto municipal, nesta terça-feira (21). Porém, ainda não consta na relação da Cedec.
Belo Horizonte também deve entrar na lista devido aos estragos na avenida Teresa Cristina no último domingo (19). A situação de emergência permite às prefeituras receber auxílios do governo federal. Até o momento, 11 óbitos em decorrência dos temporais foram registrados no território mineiro.
O mais recente boletim da Defesa Civil Estadual foi divulgado também nesta terça. Estão em situação de calamidade por precipitação as cidades abaixo:
Vale do Rio Doce
Açucena
Córrego Novo
Engenheiro Caldas
Goiabeira
Itanhomi
Pingo D’água
Tarumirim
Zona da Mata
Astolfo Dutra
Coimbra
Muriaé
Nanuque
Reduto
Viçosa
Central
Diamantina
Itabirito
Ouro Preto
Paula Cândido
Região Metropolitana de BH
Ibirité
Rio Acima
Contagem*
Norte
Ninheira
Rio Pardo de Minas
Sul
Santa Rita do Sapucaí
* Tem decreto municipal, mas ainda não consta na lista do Estado
Mortes
Ainda segundo a Defesa Civil do Estado, as mortes ocasionadas pela chuva foram registradas em BH, Januária, Santa Rita do Sapucaí, Viçosa, Sete Lagoas (dois óbitos), Muriaé, Ibirité e Guapé, no Sul de Minas, onde três pessoas da mesma família morreram após cabeça d'água provocada por tempestade em uma cachoeira.