Embora a barragem que se rompeu na tarde desta sexta-feira (25) esteja localizada em Brumadinho, outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte que são banhadas pelo rio Paraopeba também estão em alerta e avisam as comunidades ribeirinhas sobre o risco de inundação.

A Defesa Civil de Betim e o Corpo de Bombeiros seguiram para os bairros próximos ao rio para verificar a possibilidade de enchente na região e retirar pessoas de casas que possam ser atingidas pela lama. Em vídeo publicado no Facebook, o prefeito de Betim, Vitorio Medioli, afirmou que todas as pessoas que moram nos bairros Citrolândia e Colônia Santa Izabel devem ficar em alerta sobre a possibilidade de serem atingidas. O prefeito relembra ainda uma grande inundação na Colônia Santa Izabel em 2008, por causa de enchente no Paraopeba. 

A Prefeitura de Mário Campos também está tomando cuidado para que os moradores que vivem às margens do Paraopeba deixem suas casas temporariamente, para evitar acidentes. 

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas já alertou os moradores que vivem às margens do rio e os orientou a saírem de suas casas. O prefeito está reunido com os secretários para verificar que ações ainda devem ser feitas em relação ao assunto, de acordo com a assessoria de imprensa do município. 

A Prefeitura de Pará de Minas usou as redes sociais para avisar as comunidades ribeirinhas do município:

Segundo a Vale, as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. De acordo com a empresa, a prioridade total, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

Leia mais:
Visitantes e funcionários deixam Inhotim após rompimento de barragem
Vítimas de rompimento de barragem em Brumadinho chegam ao João XXIII, em BH
Analistas da Vale buscam informações sobre impactos do acidente em Brumadinho
#Brumadinho entra no trending topics do Twitter: 'nova Mariana'