Moradores de Contagem atingidos pela chuva não vão pagar IPTU de 2020

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/01/2020 às 21:19.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:29
 (Prefeitura de Contagem)

(Prefeitura de Contagem)

A Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai suspender a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de imóveis atingidos por enchentes e deslizamentos de terra. As residências serão mapeadas e, após laudos da Defesa Civil, a Secretaria de Fazenda isentará aqueles em que o dano ficar comprovado.

Segundo a administração municipal, a suspensão está prevista em lei complementar e vai vale para cobrança que começa em abril. “Vamos mapear, em conjunto com a Defesa Social, quais são os imóveis danificados e em vez de lançarmos a cobrança para depois abrirmos para a possibilidade de contestação, vamos fazer essa identificação prévia para que os proprietários sejam assegurados pela isenção”, explicou o secretário de Fazenda, Gilberto Ramos.Prefeitura de Contagem/Divulgação 

A chuva intensa da última sexta-feira (24), provocou a morte de duas pessoas na cidade. Um menino de 6 anos morreu por causa de um desabamento no bairro Santa Edwiges e um jovem foi vítima de soterramento na Vila Sapolândia, no Jardim Industrial. São pelo menos 1.500 desalojados. O município decretou situação de emergência.

Capela Santa Helena

Também por causa da chuva, a circulação de veículos foi interrompida, temporariamente, no entorno da capela Santa Helena, patrimônio histórico tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que fica rua Frei Domingos Gondim, para a recuperação de talude de terra atrás do templo.

O bloqueio foi feito logo após a entrada do estacionamento da prefeitura. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), a via terá o sentido invertido e permitirá somente o trânsito local por causa do acesso ao estacionamento.Prefeitura de Contagem 

Conforme a Transcon, quem for acessar este estacionamento deverá seguir pela rua Antônio José Godinho, virar à esquerda na rua Camilo Alves (Vereador José A. Diniz), entrar na rua Diácono Alair Henrique de Oliveira, subir pela rua Plesbítero João Rosa da Silva e acessar o trecho da rua Frei Domingos Gondim que dá acesso ao estacionamento. Ao sair, o motorista deverá virar obrigatoriamente à esquerda na Frei Domingos Gondim.

A rua Camilo Alves (Vereador José A. Diniz) terá duplo sentido de circulação entre as ruas Frei Domingos Gondim e Rua Domingos Diniz Moreira.
Já a Domingos Diniz Moreira terá o sentido invertido, passando a ser mão única em direção à rua Dona Herculina. Os motoristas que sobem a rua Bernardo Monteiro poderão seguir por esse novo trajeto.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por