Motoristas de ônibus rejeitam proposta, e greve deve ser retomada em BH na madrugada desta quinta

Luiz Augusto Barros
@luizaugbarros
01/12/2021 às 17:04.
Atualizado em 08/12/2021 às 01:11
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Belo Horizonte (STTR-BH) rejeitou, nesta quarta-feira (1º), a proposta de reajuste salarial e de benefícios enviada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Público (Setra-BH) na noite dessa terça-feira (30). Assim, a categoria retoma a greve a partir da meia-noite desta quinta-feira (2).

Segundo o presidente do sindicato dos motoristas, Paulo César Salomão, será respeitada a decisão do Terceiro Tribunal Regional do Trabalho (TRT-3), com frota mínima de 60%. Na última paralisação, no entanto, na últimas segunda (22) e terça-feira (23), o número de ônibus circulando na capital não chegou à quantidade estabelecida pela Justiça.

De acordo com o STTR, foi apresentado um reajuste linear de 9% no salário e um aumento no pagamento adicional de função, que sairia de 10% para 20%. A categoria ainda pedia o retorno do pagamento do ticket alimentação durante as férias e um intervalo máximo de 30 minutos durante a jornada, que não foram ofertados.

Ao longo do dia, duas assembleias foram realizadas pelos trabalhadores. Na parte da manhã, 29 votaram contra e 24 a favor. À tarde, foi rejeitada por unanimidade. A categoria ficará de braços cruzados até que um acordo seja estabelecido.

Conforme Paulo César, a proposta não foi inteiramente ruim, mas sem mudanças no intervalo, que é a principal reivindicação dos profissionais, não há conversa. “O trabalhador está insatisfeito após dois anos sem reajuste e depois de mais de um mês de negociações", afirmou. 

O Setra e a BHTrans foram procurados pela reportagem do Hoje em Dia, mas ainda não se posicionaram sobre a decisão.

Leia mais

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por