Pelo menos três cidades de Minas registraram casos de 3ª dose da vacina contra a Covid-19

Luiz Augusto Barros
@luizaugbarros
02/07/2021 às 17:45.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:19

Moradores de Rio Novo e Chácara, na Zona da Mata, são suspeitos de terem recebido uma terceira dose da vacina contra a Covid-19. Os casos foram informados nesta sexta-feira (2) pela Superintendência Regional de Saúde Juiz de Fora, responsável pelos municípios. Há também uma ocorrência em uma terceira cidade - não divulgada - na regional de Barbacena.

De acordo com a superintendência, essas pessoas já haviam completado o esquema vacinal e, mesmo assim, teriam procurado pontos de aplicação para tomar mais uma dose. Os casos de Juiz de Fora foram enviados na quarta (30) ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para investigação. 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os dados dos vacinados são registrados nominalmente no SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações), o que permite a verificação da situação vacinal em todo o país. 

Os indivíduos previamente imunizados que omitem essa informação para receber doses adicionais, de forma intencional, estão sujeitos a sanções legais e éticas e, havendo identificação, os dados serão encaminhados ao MP para que as providências cabíveis sejam tomadas.

Além disso, o órgão ressalta que esse tipo de atitude retarda o processo de vacinação, tirando a oportunidade de as pessoas aptas receberem a proteção. 

Neste momento, o Ministério da Saúde não recomenda a administração de doses adicionais contra o coronavírus. Os compostos químicos em uso no Brasil são seguros e eficazes, sendo disponibilizados em esquemas de vacinação de dose única (Janssen) ou duas doses (CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca).

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por