Perueiros que realizam transporte clandestino de passageiros na região metropolitana de Belo Horizonte realizam manifestação na manhã desta terça-feira (8). Os atos ocorrem um dia após entrar em vigor a lei federal que endureceu as punições aos motoristas que atuam fora da lei. 

O protesto começou na BR-040, altura do km 524, em Contagem, por volta de 6h. Cerca de 30 motoristas se concentraram em frente à CeasaMinas. Uma pista no sentido Belo Horizonte chegou a ficar bloqueada, gerando um congestionamento de 6 km. 

Os perueiros permaneceram na rodovia até às 7h, segundo a Via-040, concessionária que administra a rodovia. Eles seguiram em direção ao Centro de BH. Segundo a BHTrans, por volta de 8h50, o grupo se concentrou na Praça Sete com faixas. Vans foram estacionadas na pista e, conforme a autarquia, uma pista foi bloqueada no sentido Mangabeiras da Avenida Afonso Pena. 

Na edição digital de segunda-feira, o Hoje em Dia mostrou que os perueiros não gostaram das novas punições previstas na lei 13.855 e anunciaram manifestações. A legislação, agora, garante a apreensão do veículo e multa gravíssima a quem for flagrado realizando transporte clandestino. No caso de serviço pirata de escolar, a multa será multiplicada por cinco. 

Leia mais: 
Perueiros protestam na Grande BH exigindo regulamentação do transporte clandestino
Mais rigor contra o transporte clandestino: multa dobra e carro será rebocado
Clandestinos atuam sem o menor constrangimento na capital e região metropolitana