Polícia apreende mais de 38 toneladas de fertilizantes no Triângulo Mineiro

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
25/10/2016 às 16:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:22
 (Divulgação/Polícia Civil)

(Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu nesta segunda-feira (24), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, mais de 38 toneladas de fertilizantes roubados. A organização criminosa envolvida no caso roubava cargas de fertilizantes de caminhoneiros que transportavam para empresas da cidade. Eles violentavam e sequestravam os motoristas para realizar o assalto. A estimativa é de que mais de R$ 1 milhão em fertilizantes tenham sido roubados.

A ação faz parte da operação Tellus, que cumpriu oito mandados de busca e apreensão em fazendas nas cidades de Sacramento, Água Comprida, Campo Florido, Uberaba e Miguelópolis (SP). Além dos fertilizantes, os policiais recolheram notas fiscais e etiquetas informativas nos sacos utilizados para o armazenamento dos produtos (bags), que passarão por análise. Até o momento, a PCMG já apreendeu quase 100 toneladas desse tipo de adubo subtraídas em roubos na região.

Participaram desta etapa 47 policiais civis, em 16 viaturas, da Delegacia Regional de Uberaba, pertencente ao 5º Departamento de Polícia Civil. De acordo com o delegado de polícia, Luís Tartamano, o volume apreendido encontrava-se em propriedades da zona rural do município de Sacramento e nas proximidades da Usina Vale do Tijuco, localizada em Uberaba. “Os fertilizantes estavam sem identificação e com nota de uma empresa cujo proprietário é investigado na Operação Tellus por envolvimento em roubos e receptação das cargas”, conta.

Nas demais fazendas vistoriadas, conforme explica o delegado de policia Luiz Antônio Blanco, que também está à frente dos trabalhos, a princípio, nada de ilícito foi encontrado. “Mas a Polícia Civil apreendeu diversas notas fiscais e etiquetas informativas nos bags que serão analisadas, posteriormente, junto à Receita Estadual de Minas Gerais”, explica.

Operação Tellus

Denominada Tellus, deusa que representa o solo fértil na mitologia romana, a operação da Polícia Civil teve início no último dia 19 de outubro, em que foram presos nove envolvidos em roubos de cargas e apreendidos veículos, celulares, placas para clonagem de carros, uma arma de fogo utilizada nos crimes, entre outros objetos de natureza duvidosa. Dois suspeitos se encontram foragidos e são procurados pelas autoridades. 

A investigação da PCMG começou há cerca de dois meses, para apurar as ocorrências de diversos roubos de carga de fertilizantes de empresas da cidade de Uberaba. Além de violentar e sequestrar os caminhoneiros, os assaltantes os mantinham reféns até o término da subtração da carga. As vítimas eram mantidas em porta-malas de veículos por até seis horas. Por meio dos levantamentos, foram identificados os autores da organização criminosa e o receptador das cargas roubadas.

Protesto

No dia 30 de setembro deste ano, caminhoneiros que realizavam o transporte de fertilizantes fecharam a AMG-2595 (antiga avenida Filomena Cartafina) em protestos relacionados aos roubos na região.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por