Postos para vacinação contra a raiva serão mantidos até sexta-feira em BH; veja horário e locais

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/10/2021 às 16:31.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:04
 (Pedro Ricardo/SES-MG)

(Pedro Ricardo/SES-MG)

Donos de cães e gatos que não puderam levar os animais para garantir a imunização contra a raiva no último sábado (16), em Belo Horizonte, terão direito a uma repescagem durante esta semana. Conforme informou a prefeitura nesta segunda-feira (18), os locais de vacinação, assim como um drive-thru, serão mantidos até a próxima sexta (22). Os pontos funcionarão das 8h às 16h nestes endereços.   

De acordo com dados parciais do último sábado, 240 mil animais receberam as doses de proteção, atingindo cobertura vacinal de 60%. Outros 40 mil ainda devem ser imunizados até o fim da semana para que a capital atinja a meta de 80%.  

Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade, gestantes ou não.

Para a vacinação, é recomendado que os cachorros sejam levados com guia ou coleira e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem estar em gaiolas ou caixas de transporte.

Após a aplicação, ambos não devem ser submetidos a esforços físicos, sendo recomendado mantê-los em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva no município. Em BH, não há registro do vírus em humanos desde 1984, em cães desde 1989 e em gatos desde 1985.

A doença 

A raiva é causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordida e por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por