Donos de cães e gatos que não puderam levar os animais para garantir a imunização contra a raiva no último sábado (16), em Belo Horizonte, terão direito a uma repescagem durante esta semana. Conforme informou a prefeitura nesta segunda-feira (18), os locais de vacinação, assim como um drive-thru, serão mantidos até a próxima sexta (22). Os pontos funcionarão das 8h às 16h nestes endereços.   

De acordo com dados parciais do último sábado, 240 mil animais receberam as doses de proteção, atingindo cobertura vacinal de 60%. Outros 40 mil ainda devem ser imunizados até o fim da semana para que a capital atinja a meta de 80%.  

Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade, gestantes ou não.

Para a vacinação, é recomendado que os cachorros sejam levados com guia ou coleira e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem estar em gaiolas ou caixas de transporte.

Após a aplicação, ambos não devem ser submetidos a esforços físicos, sendo recomendado mantê-los em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva no município. Em BH, não há registro do vírus em humanos desde 1984, em cães desde 1989 e em gatos desde 1985.

A doença 

A raiva é causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordida e por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Leia mais:
Donos de cães e gatos terão repescagem de vacinação antirrábica em ponto de drive-thru em BH
BH aguarda comunicado do Ministério da Saúde para reduzir intervalo entre doses da AstraZeneca
Campanha de vacinação contra raiva vai até 23 de outubro em Betim; saiba onde levar seu pet