Reunião entre prefeitura e Setra sobre tarifa de ônibus termina com novo impasse

Lucas Sanches
@sanches_07
15/12/2021 às 11:55.
Atualizado em 29/12/2021 às 00:33
 (Amira Hissa/PBH)

(Amira Hissa/PBH)

Mais uma reunião para tratar do reajuste na tarifa de ônibus em Belo Horizonte terminou sem acordo. Na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) se encontrou novamente com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belo Horizonte (Setra-BH), Raul Leite. Na semana passada, Kalil já havia se reunido com o Setra e afirmado que não haveria aumento de tarifa neste fim de ano.

Agora, a definição sobre possíveis novas medidas só deve ser tomada nesta quinta-feira (16). "Amanhã, provavelmente teremos a última reunião. Nós queremos de fato aliviar a gratuidade, mas hoje o Setra não consegue congelar as tarifas, e a prefeitura não vê como assumir a gratuidade sem isso. É uma questão de matemática para fecharmos essa conta", explicou Kalil.

Segundo o prefeito, a gratuidade não pode influenciar no preço da passagem, mas não faz sentido assumir uma despesa que não dê benefícios ao usuário. "A prefeitura vê uma solução em que a ajuda com o transporte chegue diretamente ao bolso do consumidor, e se não chegar, é difícil ver solução para tamanho transtorno e problema", finalizou o prefeito.

Para o presidente do Setra, a incidência de custos externos também foi de grande influência no impasse. "Nós não pensamos em resolver o problema de uma vez, mas dar oxigênio para que o sistema possa modernizar o contrato ano que vem. Tivemos alta no diesel, o IPCA e IGPM também altíssimos. Os custos elevados e a inflação do serviço são o grande problema", afirmou 

"O contrato inteiro não será resolvido em 24 horas. O objetivo aqui é deixar o sistema de transporte em operação para a população. E nesse sentido, vamos continuar na mesa para melhorar o contrato para 2022", explica Leite.

Uma nova reunião entre a PBH e o Setra-BH está agendada para às 16h desta quinta-feira. Segundo Kalil, a próxima reunião vai apresentar maiores detalhes e até mesmo números que dêem base a uma potencial decisão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por