Risco de rompimento da barragem da mineradora em Sarzedo é descartado pela Defesa Civil

Anderson Rocha
@rocha.anderson_
09/08/2021 às 17:20.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:38
 (Divulgação/ Defesa Civil de Sarzedo)

(Divulgação/ Defesa Civil de Sarzedo)

Após o deslizamento de um aterro em uma mineradora de Sarzedo, na Grande BH, registrado nesta segunda-feira (9), a Defesa Civil da cidade informou que está descartado o risco de rompimento da barragem da empresa na região.

"A gente faz acompanhamentos com a empresa e, hoje, não existe risco à estrutura da barragem", afirmou a agente municipal de Proteção e Defesa Civil, Rosa Souza Cardoso. O incidente não registrou vítimas.

A profissional também explicou que o escorregamento da terra ocorreu na área de filtragem de minério no terreno, em espaço distante cerca de dois quilômetros da barragem. "Está bem longe da estrutura", completou Rosa. A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros estão no local nesta tarde e realizam vistorias na empresa.Divulgação/ Defesa Civil de Sarzedo

Rosa, da Defesa Civil municipal, repassou informações sobre caso

O deslizamento

De acordo com a Defesa Civil de Sarzedo, o deslizamento de aterro ocorreu por volta das 11h30 desta segunda (9), em uma obra de filtragem de minério nas dependências da mineradora Itaminas, em Sarzedo. 

Conforme o órgão municipal, não há risco de rompimento da barragem, que está localizada cerca de dois quilômetros de onde ocorreu o escorregamento de terra. O deslizamento acabou atingindo um caminhão, uma retroescavadeira e uma caminhonete, que foram parcialmente soterrados. 

Em nota, Itaminas, mineradora responsável pelas obras no local, declarou que "não são verdadeiras" as informações sobre um possível rompimento de barragem no local e que "todas as medidas corretivas estão sendo tomadas" na região.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por