A cidade turística São Thomé das Letras, no Sul de Minas, entrou para a lista das cidades mineiras com registro de Covid-19. O município, que ficou fechado para a entrada de turistas até outubro, era um dos três que permaneciam sem casos no Estado.

Nesta quinta-feira (5), apenas Cedro do Abaeté, na região Central, e Pedro Teixeira, na Zona da Mata, estão livres da doença.

A informação foi confirmada nesta quinta pela prefeitura local. Além do primeiro paciente com amostra positiva para o coronavírus, a cidade tem outros 5 casos suspeitos para a doença, além de 43 registros que foram testados e descartados para a enfermidade, que já matou 9.128 pessoas em Minas.

Em boletim nesta quinta, a Prefeitura de São Thomé das Letras informou que, até o momento, já foram realizados 44 testes de Covid-19 na cidade. Entre eles, 24 foram feitos pela rede pública municipal, 15 em Três Corações, 3 na rede particular municipal e outros dois em Belo Horizonte. 

📌#BOLETIM| Departamento Municipal de Saúde informa: atualização em São Thomé das Letras - 10h 🛑(TODO PROCEDIMENTO DE...

Publicado por Prefeitura de São Thomé Das Letras em Quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Também nesta data, a prefeitura reforçou o pedido para que os moradores de São Thomé evitem "ao máximo" viajar para outras cidades, continuem utilizando a máscara de proteção e não promovam aglomerações. "Juntos e pensando no bem comum, vamos vencer a pandemia", declarou a administração municipal por meio de nota.

Reaberta

Após ser uma das poucas cidades fechadas para a entrada de turistas em Minas desde o início da pandemia, São Thomé precisou reabrir após uma decisão liminar da Justiça mineira, atendendo a reivindicações de empresários da cidade.

Dessa forma, São Thomé foi reaberta após a publicação de um decreto municipal, em 15 de outubro. Para entrar na cidade, no entanto, o turista precisa responder um formulário 48 horas antes de chegar à cidade. Caso contrário, o visitante é impedido de passar pela barreira sanitária.