O Hospital da Baleia está disponibilizando mil mamografias gratuitas durante todo o mês de outubro, que é dedicado à conscientização do câncer de mama. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), neste ano, foram estimados 66.280 novos casos no Brasil, sendo uma das neoplasias mais comuns no público feminino. Em vista dos altos índices, especialistas sugerem a necessidade de fazer exames preventivos regularmente.

Para realizar a mamografia durante a campanha do hospital, é necessário:

  • Obter o pedido médico
  • Apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Ter entre 50 e 69 anos
  • Morar em Belo Horizonte 
  • Não ter realizado mamografia nos últimos 12 meses

Os agendamentos devem ser feitos em dias úteis, das 7h às 18h, nos postos e saúde, no Hospital da Baleia ou pelos contatos: (31) 3489-1650/1669, (31) 99346-0349.

Tratamento:

Segundo a assessora da Superitendência Técnica do Baleia, Cíntia Loide, pacientes que tiverem resultados positivos para o câncer de mama serão tratadas no próprio hospital. "Caso venha um resultado positivo, essa mulher terá a entrada automática para o tratamento aqui conosco. O hospital tem modalidade cirúrgica, a paciente fará a cirurgia com a nossa equipe e, depois, a quimioterapia e radioterapia. Então, todos os tipos de tratamentos caracterizados por um câncer de mama o hospital da Baleia disponibiliza", explicou.

Diagnóstico precoce

Para que o tratamento possa ter sucesso, Keyla Lacerda, mastologista do Instituto Mário Penna, que também está disponibilizando mamografias gratuitas, alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. "O ideal é que a doença seja descoberta no início, antes de apresentar qualquer sintoma, pois neste estágio as chances de cura podem chegar até 95%. É possível preservar a mama no tratamento cirúrgico e a quimioterapia e radioterapia serão menos complexas", pontua.

Leia mais:
Pais e sindicato dos professores criticam possibilidade de aulas presenciais obrigatórias em Minas
STF derruba lei que liberava venda de remédios para emagrecer