Uma operação da Polícia Militar realizada na Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte - para coibir aglomerações após a flexibilização da quarentena e a retirada dos gradis ao redor do equipamento público - resultou na prisão de sete pessoas e na apreensão de drogas. Entre a sexta-feira (11) e o domingo (13) foram abordados 197 veículos e 22 motocicletas. Quarenta e sete multas de trânsito foram aplicadas e 12 carros foram retidos. 

A ação, denominada "Lei e Ordem", foi realizada durante o final de semana em um dos principais pontos turísticos da capital e contou com a participação de  militares do 22º Batalhão, com o apoio do Batalhão de Trânsito (BPTran), da fiscalização da PBH e da Guarda Municipal e da BHTrans. O objetivo foi coibir reuniões com grande número de pessoas, veículos com som alto e perturbação do sossego.

As abordagens são voltadas, sobretudo, para a conscientização da população sobre a importância de evitar aglomerações e para observar o uso de máscaras, medidas que visam evitar a disseminação do coronavírus.