
Dados do Ministério da Saúde apontam que setembro foi o mês que registrou o menor número de óbitos por Covid-19 neste ano. Ao todo, foram notificadas cerca de 3,6 mil vidas perdidas pela doença. Comparado a abril, período com o maior número de registros, a redução de mortes é de 84%.
A diminuição nos registros de mortes coincide com o avanço da vacinação. O país tem 92,7% da população adulta vacinada com a primeira dose da vacina e 57,5% completamente imunizada.
Segundo o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, ainda que os números da doença no Brasil apresentem queda nos registros, o ministério orienta que a população continue com todos os cuidados, como usar máscara, o distanciamento social, manter os ambientes ventilados e arejados, além de reforçar a higiene das mãos.
“Vemos uma queda expressiva nos registros de casos, óbitos, internações, bem como nas ocupações de leitos. Observamos o sistema público de saúde brasileiro menos pressionado”, disse.
Em BH
O mesmo cenário se repete em Belo Horizonte. Com 209 vidas perdidas por complicações da Covid, setembro foi o mês com menos vítimas para a doença em 2021.
Em comparação com agosto, houve uma redução de 30% no número de óbitos - foram 302 mortes. O período mais mortal da enfermidade neste ano na capital foi abril, com 1.105 vítimas.
*Com informações do Ministério da Saúde
Leia mais: