A taxa de transmissão do novo coronavírus em Belo Horizonte teve uma pequena elevação e voltou a ficar em nível de alerta (amarelo), de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (10). O número médio de transmissão por infectado (Rt), que era 0,99 no dia anterior, agora está em 1,01.

Isso quer dizer que, neste momento, em média, 100 infectados transmitem o novo coronavírus para 101 pessoas. Quando o índice está acima de 1,00, é considerado um indicador de alerta para a população, porque pode ser indicativo de um aumento da epidemia de Covid-19.

Além do Rt, outros dois indicadores de monitoramento da epidemia de Covid-19 são usados pela prefeitura para tomar decisões sobre a reativação das atividades econômicas. Ambos estão controlados, no nível verde. Confira:

indicadores 10.11

Mortos e infectados

De acordo com o boletim, Belo Horizonte registrou mais 191 casos confirmados de Covid-19 e chegou a 49.863 infectados desde março. Desses, 1.955 se referem a pacientes ainda em acompanhamento médico (internação ou isolamento domiciliar).

O levantamento revela ainda mais duas mortes por Covid, chegando a um número total de 1.530 óbitos por causa da doença. Porém, o número de vidas perdidas nas últimas 24 horas pode ser maior, já que o DataSUS, sistema do Ministério da Saúde, está com problemas desde sexta-feira (6). Ainda há 96 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) sendo investigadas.