Tempestade que causou estragos na região metropolitana foi causada por mesociclone; entenda fenômeno

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
28/09/2021 às 16:23.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:57
 (Reprodução Clima ao Vivo - redes sociais)

(Reprodução Clima ao Vivo - redes sociais)

A chuva que atingiu a Região Metropolitana de Belo Horizonte nesta segunda (27) e causou diversos danos, como o destelhamento de casas, aconteceu nessa intensidade devido a formação de um mesociclone. É o que afirmam especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

De acordo com o meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo, o fenômeno provoca tempestades fortes, rajadas de vento, raios e trovoadas. A presença de uma circulação de ventos que passava sobre Minas, aliada ao calor, estimulou a formação dessa nuvem especial. “Uma particularidade dela é o movimento ciclônico, ou seja, a nuvem fica girando”, disse.

Confira o registro do mesociclone que se formou nesta segunda na grande BH:

O especialista afirma ainda que, apesar de raro, o fenômeno também aconteceu em janeiro deste ano, na região metropolitana. Ele afirmou que o mesociclone pode provocar danos semelhantes ao das tempestades, como destelhamento de casas e galpões, queda de árvores e postes, e queda de energia.

O meteorologista completa ainda que não é possível monitorar se haverá outro registro do fenômeno para os próximos dias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por