Temporais provocam destruição e alagamentos no Norte de Minas

Lucas Sanches
@sanches_07
28/12/2021 às 09:49.
Atualizado em 29/12/2021 às 00:38
 (Reprodução/Redes Sociais)

(Reprodução/Redes Sociais)

Moradores de Salinas, no Norte de Minas, vêm registrando grandes prejuízoso causados pela chuva que atinge a região já há alguns dias. Rios como Bananal, Ribeirão e Salinas já estão acima do nível normal de água, e começaram a transbordar.

Imagens feitas por moradores mostram como o nível da água subiu. "28 de dezembro de 2021: O Rio Salinas mostrando sua força. Muita água, muita água. O rio está lá, mas a avenida e as ruas foram tomadas pela água", narra o dono de um comércio na cidade.

Temporal em Salinas, no Norte do Estado, deixa moradores desabrigados e comerciantes em alertaCrédito: Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/hxdjCqOlge— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) December 28, 2021

Em Porteirinha, também no Norte do Estado, o Rio Mosquito transbordou e fez com que a água avançasse sobre a cidade. Ruas ficaram alagadas, impedindo não só a passagem de veículos, mas a cirulação das pessoas. Portas e janelas chegaram a ficar bloqueadas com a cheia dos rios.

Em Porteirinha, no Norte de Minas, o transbordamento do Rio Mosquito inundou ruas da cidade e impediu a cirulação de pessoas e veículosCrédito: Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/Rwzhw3j86B— Jornal Hoje em Dia (@jornalhojeemdia) December 28, 2021

Pelas redes sociais, a prefeitura de Salinas reforçou o alerta para cuidados em todos os municípios da região durante o período chuvoso. "Quero dizer aos amigos de Salinas, em especial aos comerciantes aqui próximo ao rio, para ficar sob alerta. Os rios subiram muito, e as barragens aqui da região também", explicou o prefeito Joaquim Neres Xavier Dias (PDT).

Apesar do avanço da água, o chefe do executivo tranquilizou a população, explicando que a vazão da barragem na cidade não deve ser preocupante à segurança dos moradores. "Momentaneamente, nossa barragem está sob controle. Hoje, ela está transbordando 11% do limite, então ainda temos 89% de vazão na tulipa. A população pode ficar tranquila, mas estejam em alerta", finalizou.

Segundo a Defesa Civil Estadual, dez famílias estão desabrigadas na região, além de pessoas ilhadas e casas danificadas pela força do temporal. Cidades do Norte de Minas estão incluídas nos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para riscos envolvendo tempestades nesta terça-feira (28).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por