A vacinação contra a gripe começará a ser ampliada para toda a população de Belo Horizonte a partir da próxima segunda-feira (12). A  abertura para além do público prioritário ocorrerá de forma gradual, mas ainda não divulgou os critérios de imunização. Até esta sexta-feira (9), seguem recebendo as doses apenas os cidadãos pertencentes a grupos prioritários.

As informações foram repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (8). Conforme a pasta, a PBH recebeu e acatou as orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para que a destinação das doses fosse estendida a população acima de 6 meses de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a partir de sexta-feira (9).

No entanto, a pasta ainda estuda quais faixas etárias estarão aptas a receber primeiro o imunizante a partir de segunda-feira. Segundo a prefeitura, a população deve aguardar pela divulgação das informações. “As estratégias estão sendo definidas”, declarou, em nota.

Até essa quarta-feira, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu 53,5% de todos os grupos contemplados nas três etapas da campanha, o que totaliza cerca de 1,120 milhão de pessoas. A cobertura indicada para garantir a proteção de toda a população, porém, é de 90%. Conforme o Executivo municipal, mesmo quem estava contemplado e não se vacinou, ainda pode buscar pelo imunizante nos locais de imunização. 

Idosos, por exemplo, podem receber a dose nas farmácias Droga Clara e Drogaria Araújo. Nesses locais, ainda segundo a PBH, há distribuição de senhas, sendo uma por usuário. O horário é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados o horário será das 8h às 12h. Veja os endereços aqui. Já os centros de saúde e os horários de funcionamento deles estão disponíveis neste link.

Leia mais:
PF faz operação de combate a roubo a bancos e Correios em vários estados, incluindo Minas
Supermercados têm alta de 5% nas vendas nos primeiros meses de 2021, diz associação do setor
Minas deve receber mais 351 mil doses de vacinas nesta sexta; Sputnik pode chegar ainda em julho