Depois da onda de calor escaldante que tomou conta de Belo Horizonte, com dois recordes de temperatura em cinco dias, o alívio do céus, enfim, está previsto para chegar. O fim de semana e o feriado de Nossa Senhora Aparecida prometem ligeiro declínio dos termômetros. A chuva também é aguardada para os próximos três dias.

"Com certeza vai chover", garantiu a meteorologista Anete Fernandes. Especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ela explicou que já nesta sexta-feira (9) pode ocorrer precipitação em pontos isolados da capital. Há, inclusive, risco de granizo entre esta sexta (9) e sábado (10) em algumas regiões.

Ao longo desta tarde, a temperatura pode chegar até 37ºC. Amanhã, no entanto, a máxima não deve ultrapassar os 35ºC. "O dia começa com poucas nuvens, aumenta a nebulosidade ao longo do dia e chove à tarde e à noite", declarou. A mínima prevista é de 21ºC. 

Para domingo (11), a temperatura deve oscilar entre 20ºC e 30ºC, com possibilidade de precipitações e trovoadas isoladas. "Vai amanhecer nublado, com pancadas de chuva, preferencialmente, à tarde", destacou Anete.

Já o feriado de segunda-feira (12) começará com tempo nublado, mas a tendência é do sol aparecer no decorrer do dia. Ainda assim a especialista afirma que deve chover. "Teremos pancadas e trovadas isoladas em algumas regiões", disse.

Mudança no clima

A meteorologista Anete Fernandes explica que, na próxima semana, BH entra na transição para o período chuvoso - que oficialmente começa em novembro. Por isso a alteração no clima da cidade. "A onda de calor vai se desintensificar. Mas, na semana que vem, volta o calor dos 30ºC, mas com chuva no fim do dia", detalhou.

Além da metrópole, outras regiões do Estado também devem registrar chuva no feriadão. A tendência, conforme a especialista do Inmet, é de redução do calor em todo o território. Já no sábado são esperadas pancadas nas regiões Metropolitana, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul, Oeste e Triângulo.

Nas demais áreas podem ocorrer chuvas isoladas. "O céu ficará claro a parcialmente nublado", previu. O domingo será de tempo instável em Minas. "Chuvas são esperadas em todo o território", informou.

Leia mais:
Calor turbina vendas: já faltam produtos em BH para amenizar a temperatura; preços variam até 99%