Veículos de aplicativo poderão ser identificados com adesivo em BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
10/11/2021 às 15:16.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:13
 (Cristiano Machado)

(Cristiano Machado)

O uso de adesivos luminosos em veículos de transporte por aplicativos como Uber e 99 Pop foi aprovado em 1º turno pelo plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte, nesta terça-feira (9).

De acordo com o vereador Rubão (PP), que é autor do Projeto de Lei 95/2021, a plotagem dará maior visibilidade e permitirá a identificação rápida desse tipo de serviço. Para ele, a proposta pretende facilitar a abordagem dos agentes de segurança pública a esses veículos, proporcionando mais segurança a motoristas e passageiros.

O texto do projeto propõe que o adesivo seja padronizado em 12 cm de altura e colocado na parte inferior externa das portas, nos dois lados do veículo. A utilização da plotagem será facultativa.Divulgação / Câmara Municipal de Belo Horizonte

Plotagem ajudará a identificar veículos de transporte por aplicativo

“Durante esse ano vimos acontecer com muita frequência sequestros-relâmpagos, nos quais, na maioria das vezes, ocorreram abusos e até assassinatos. O adesivo luminoso permite que a Polícia Militar e a Guarda Municipal consigam identificar adequadamente o carro", defende Rubão.

No projeto também está proibida a utilização de película escurecedora, popularmente conhecida como insulfilm, nos vidros dos veículos de transporte de passageiros por aplicativo. A ideia é permitir que os agentes de segurança visualizem o interior dos automóveis. Segundo a assessoria do vereador Rubâo (PP) a proposta de uso do insufilm será removida do projeto de Lei através de emenda já apresentada, que será votada em segundo turno.

Durante a apresentação da proposta no plenário da Câmara, o autor contou que ele e a esposa foram vítimas de sequestro relâmpago e mantidos por mais de três horas em poder de bandidos que "estavam em busca de motoristas de aplicativo”. 

Leia mais:
'Atraso e retrocesso', afirma Buser após queda de veto sobre transporte fretado por app em MG
Deputados derrubam veto de Zema e restringem circulação de transporte fretado em Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por