Inovação em sustentabilidade empresarial no setor de mineração

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/10/2016 às 11:55.Atualizado em 15/11/2021 às 21:17.
 (Divulgação )
(Divulgação )

As mais recentes inovações em sustentabilidade empresarial e as que ainda estão em fase de pesquisa e testes para serem implantadas nos próximos anos são temas centrais de uma série de debates inéditos no setor mineral realizados nesta quarta-feira(19) no World Mining Congress (WMC 2016). A organização da 24ª edição do Congresso está a cargo do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.

Entre os destaques da programação voltada para a sustentabilidade no setor estão os painéis “A parceria para o desenvolvimento e o futuro da mineração”, com presença do sócio da Clareo e colaborador Sênior da Kellogg Innovation Network (EUA), Kulvir Singh Gill, e “Mineração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” com a participação do Conselheiro de Política Global de Indústrias Extrativas do PNUD, em Nova York, Casper Sonesson.

No evento, o Hoje em Dia está distribuindo aos participantes exemplares da edição desta quarta-feira em português e inglês. Os visitantes podem contemplar exposição de empresas ligadas ao setor e inovações tecnológicas.

Hoje em DiaO Hoje em Dia foi distribuído em versão bilíngue no Congresso Mundial de Mineração

Segundo Kulvir Singh Gill, os recursos minerais são finitos. “É fundamental pensar de forma sustentável quando o assunto é mineração e o WMC proporcionará uma excelente oportunidade para compartilhar novos conhecimentos e discutir os avanços científicos relacionados à temática. É necessário considerar o contexto global no qual as mineradoras operam. E nada melhor do que trazer diversos players do setor para refletir e compreender o cenário global e a forma como a sociedade está inserida na mineração. Neste painel iremos explorar as dimensões sociais, econômicas e ambientais que são vitais para o a atividade minerária. Precisamos pensar de forma com que as empresas possibilitem uma distribuição igualitária de benefícios para todos os envolvidos ”, avalia.

Para o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, a sustentabilidade na mineração empresarial ao longo das próximas décadas já está em discussão e o WMC é prova de que ela é sempre uma importante pauta nos principais debates do setor. “As temáticas que mais exigem atenção dos executivos e investidores internacionais são a inovação e o aperfeiçoamento constante das práticas sustentáveis aplicadas tanto à produção quanto aos demais processos industriais”, afirma. Para ele, a inovação e a sustentabilidade são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer segmento da atividade minerária moderna.  espaços para apresentação de trabalhos técnicos, congresso, e exposição.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por