'Isso acaba com a credibilidade da cidade', diz prefeito de Santa Luzia sobre processo

Cinthya Oliveira
07/08/2019 às 16:33.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:53
 (Reprodução Facebook)

(Reprodução Facebook)

O processo de impeachment aberto nesta terça-feira (6) contra o prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier (PSD), poderá atrapalhar os contratos da administração municipal com empresas interessadas em investir no município. A afirmação é do próprio chefe do executivo do município, que convocou a imprensa para uma coletiva na tarde desta quarta-feira (7).

“Isso acaba com a credibilidade da cidade. Recebemos telefonemas de empresas dizendo que não querem participar de licitações e não querem mais trazer investimentos”, disse o prefeito, que é delegado da Polícia Civil de Minas Gerais.

Dez vereadores votaram pela aprovação do processo de impeachment, um dia após a denúncia ser protocolada na Câmara Municipal da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cinco votos foram contrários e foi registrada uma ausência. A denúncia aponta uma viagem do prefeito sem autorização da Câmara Municipal, gastos de recursos com aniversário da cidade e suspensão de cirurgias eletivas no município.

Christiano Xavier afirmou que, mesmo que a maioria dos vereadores vote pelo impeachment no fim do processo, ele irá se defender junto à Justiça. “Não vão conseguir me tirar daqui”, afirmou o prefeito, lembrando que os servidores estão recebendo em dia e os fornecedores estão sendo pagos.

Sobre a acusação de que viajou sem comunicar a Câmara, Xavier contou que ficou fora da cidade por quatro dias e que a Câmara Municipal estava em recesso nesse período. Sobre os gastos com a festa de aniversário de Santa Luzia, ele disse que todos os custos foram avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura.

Já em relação à suspensão das cirurgias eletivas, o prefeito afirmou que a paralisação desse atendimento foi temporária, em nome da segurança dos pacientes. “(As instalações hospitalares) não ofereciam requisitos necessários de segurança para que fossem feitas as cirurgias. Elas já voltaram a ser realizadas, mas com segurança”, disse.

Xavier disse ainda que o processo de impeachment teria acontecido porque alguns vereadores pediram indicações a cargos no Executivo, mas não teriam sido atendidos. Ele não citou nomes.

Procurada pela reportagem, a Câmara Municipal de Santa Luzia afirmou que não irá se manifestar sobre as falas do prefeito.

Assista a entrevista do prefeito na íntegra pelo Facebook:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por