
A jornalista gaúcha Andressa Collet, radicada em Roma, protagonizou um momento histórico nesta quarta-feira (7) ao ser escolhida para realizar a leitura da Oração Universal durante a missa que abriu o conclave no Vaticano. Sua participação na celebração marca a presença feminina no centro de um dos eventos mais importantes da Igreja Católica.
Natural de Erechim, Rio Grande do Sul, Andressa Collet construiu sua carreira como jornalista especializada em assuntos religiosos no Vaticano, colaborando com o Vatican News. Há mais de uma década reside na Itália, onde formou família com o marido e filhos. Durante o período da pandemia, destacou-se ao compartilhar o cotidiano de Roma em quarentena com o público brasileiro.
Em suas redes sociais, Andressa Collet compartilha os bastidores do Vaticano e suas reflexões sobre espiritualidade, unindo jornalismo, fé e representatividade em seu trabalho.
Em 2024, Andressa Collet teve um encontro privado com o Papa Francisco no Vaticano, onde presenteou o pontífice com a bandeira do Brasil. A jornalista também expressou sua admiração pelo Papa Francisco, com quem teve diversos encontros.
"Foi um papa como um pai, que acolheu, que abraçou. Ele abençoou o meu filho Leonardo quando ele tinha um ano de idade. Hoje, ele tem 7. E, depois, o meu filho Lorenzo, que estava na minha barriga. O papa deu essa abertura extraordinária para as mulheres. Eu, como mãe, me sinto muito mais ligada nele, nestes termos, por ter dado esse passo maior.", declarou a jornalista.