
Nesta segunda-feira (2), BH inicia mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe, conforme orientações do Ministério da Saúde. Os grupos convocados foram ampliados e devem se vacinar agora:
- gestantes e puérperas;
- povos indígenas,
- professores;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente;
- forças de segurança, salvamento e armadas;
- caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
As categorias profissionais convocadas deverão apresentar documento que comprove a função exercida. Pessoas com comorbidade e deficiência permanente devem levar laudo ou exame para atestar a condição. Para as puérperas, é necessário levar a certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Quem foi convocado na primeira etapa mas não se vacinou pode procurar os postos de saúde para receber a dose contra a Gripe, como idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde. Crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos, também devem ir com pais ou responsáveis aos pontos de vacinação. A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina no dia 3 de junho.
As aplicações são realizadas em Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru. Para evitar aglomerações e ampliar o acesso, os idosos podem se vacinar também nas drogarias Araujo e Droga Clara. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no portal da Prefeitura.
Novidade
Nesta segunda também, a Secretaria de Estado de Saúde começa a distribuição para as Unidades Regionais de Saúde de vacinas contra a Covid-19, para imunização de pessoas com 60 anos ou mais de idade com a quarta dose.
A Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.808, que autoriza a aplicação de uma segunda dose de reforço para este grupo, foi publicada na edição de sábado (30), do Diário Oficial de Minas Gerais.
As vacinas para a administração da segunda dose de reforço serão a Janssen e a AstraZeneca.
Segundo a SES, cerca de 1 milhão de pessoas com idade entre 60 e 69 anos devem ser vacinadas no estado, nesta fase da campanha de imunização contra a Covid-19.
As doses serão disponibilizadas conforme a estimativa populacional de cada município para o atendimento. A planilha com o quantitativo de doses a serem distribuídas para cada município será divulgada na segunda-feira.
Vale ressaltar que o esquema de cobertura vacinal é definido pelos municípios.
Leia mais