ORDEM PÚBLICA

Ação da PBH na Raja se baseia no cumprimento ao código de posturas do município, diz Executivo

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
06/01/2023 às 12:17.
Atualizado em 06/01/2023 às 12:54
 (Reprodução / Redes sociais)

(Reprodução / Redes sociais)

A Prefeitura de Belo Horizonte faz operação, na manhã desta sexta-feira (6), para desmontar o acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) localizado em frente à Companhia de Comando da 4ª Região Militar, na avenida Raja Gabaglia, região Oeste da capital. Segundo a PBH, a ação tem em vista o cumprimento ao código de postura do município.

Segundo a PBH, o Código de Posturas estabelece que a utilização da calçada deve "priorizar a circulação de pedestres, com segurança, conforto e acessibilidade, em especial nas áreas com grande fluxo de pedestres". Por isso, todos equipamentos que obstruem o trânsito de pessoas serão retirados do local. 

Na manhã desta sexta, agentes da Guarda Municipal e da BHTrans, fiscais da subsecretária municipal de Fiscalização e servidores da procuradoria da prefeitura estão no local e fazem a retirada de objetos como cones, placas de sinalização e banheiros públicos. As barracas com alimentos e bebidas, todas sem alvará, também serão desmontadas pela guarda.

'Não vai tirar'

A ação da PBH desagradou manifestantes. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram os bolsonaristas desesperados e implorando para que os objetos não sejam retirados. Imagens mostram ainda pessoas ajoelhadas e chorando enquanto se agarram às barracas. 

O grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocupa o local desde o último dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O manifestantes questionam o resultado das eleições de 2022 e pedem intervenção militar. 

Agressão 

A ação da PBH ocorre um dia após o fotógrafo do Hoje em Dia ser agredido no local por manifestantes na tarde dessa quinta-feira (5). O profissional foi perseguido, chegou a se esconder atrás de um carro, mas foi arrastado pelo chão e agredido com socos e pauladas. A câmera usada por ele foi levada pelos agressores, e as lentes, destruídas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por