Fuad em Brasília

Aeroporto Carlos Prates será desativado em 1º de abril, garante prefeito de BH

Pedro Faria
pfaria@Hojeemdia.com.br
14/03/2023 às 10:00.
Atualizado em 14/03/2023 às 10:06

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), confirmou, em uma publicação nas redes sociais, que o Aeroporto Carlos Prates será desativado em 1º de abril. O chefe do Executivo da capital está em Brasília nesta terça-feira (14) para tentar um acordo sobre a concessão do aeroporto.

No vídeo, Fuad explica que o espaço será repassado do governo federal à prefeitura. Lá, será construído um espaço para a população.

“O ministério dos portos e aeroportos acabou de anunciar o encerramento definitivo do aeroporto Carlos Prates no dia 1º de abril e a entrega do espaço para que a prefeitura possa construir um programa amplo de moradias populares, para indústrias não poluentes, parques, escolas, comércio, uma área muito importante”, disse.

Em nota divulgada mais cedo, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que pousos e decolagens estão suspensos no aeródromo e confirmou que o local será repassado à prefeitura de BH. 

O fechamento do espaço vem sendo pedido pela população nos últimos anos. Ele fica em uma região residencial e leva perigo aos moradores próximos.

Histórico de acidentes

Na tarde desse sábado (11), um avião caiu em cima de uma casa no bairro. Na aeronave estavam o piloto José Luiz de Oliveira Filho, de 66 anos, e sua filha, Jéssica Oliveira, de 29 anos. Ambos foram resgatados inconscientes e com politraumatismo pelos bombeiros e levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Pronto Socorro João XXIII. O piloto do avião não resistiu aos ferimentos e morreu instantes depois de dar entrada na unidade de saúde.

Em 2019, três pessoas morreram e outras três ficaram gravemente feridas após a queda de um avião no cruzamento entre as ruas Minerva com Rosinha Sigaud, próximo ao Aeroporto Carlos Prates. Os destroços ficaram espalhados na rua e uma densa fumaça escura tomou conta da região. Um dos tripulantes morreu carbonizado. Dos outros mortos, uma pessoa estava em um dos automóveis que foi atingido pelos destroços e um era pedestre que passava na rua no momento da queda.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por