Pandemia

Aglomerações para acompanhar jogos da Copa em BH podem aumentar casos de Covid, alerta especialista

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
23/11/2022 às 16:06.
Atualizado em 23/11/2022 às 16:17

As tradicionais confraternizações para celebrar os jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, somadas às festas de fim de ano podem acarretar no aumento do número de casos positivos de Covid-19, em BH nas próximas semanas. A avaliação é do infectologista Estevão Urbano, ex-integrante do comitê voluntário de enfrentamento à doença na capital.

Para o médico, as pessoas devem evitar, se possível, locais com aglomeração durante as festividades do Mundial do Catar e, caso se dirijam a algume vento, não deixem de lado as medidas de prevenção à doença.

"As pessoas devem estar vacinadas pra evitar formas graves e sempre lavar as mãos com álcool, principalmente quando sai na rua. Se possível, evitar aglomerações mantendo o distanciamento. É difícil nessa época, mas é a única forma de evitar o contágio”, disse o especialista.

Nas últimas duas semanas, a incidência da Covid-19 aumentou quase cinco vezes na capital mineira. A taxa saltou de 16,9 casos a cada 100 mil habitantes para 82,7.

Em meio à disparada de registros, Estevão Urbano alertou que as aglomerações motivadas pelo futebol podem acarretar em uma alta ainda mais significativa dos casos. Diante disso, o infectologista defendeu o uso de máscaras pelos torcedores em ambientes fechados.

"É possível (o aumento de casos). Então as pessoas devem usar sempre máscaras, em especial em locais fechados e cheios. Lembrando que isso é ainda mais importante para aquelas pessoas que são ou que têm próximos de si imunossuprimidos ou idosos, porque nesses indivíduos, mesmo com a vacinas, as infecções podem ser mais severas", explicou o médico.

Em BH, o uso de máscara só é obrigatório em estabelecimentos e serviços de saúde, no transporte público e nas respectivas estações de embarque e desembarque, no transporte escolar, em táxis e carros de aplicativo.

Essa medida foi anunciada pela Prefeitura da capital na última sexta-feira (18).

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por