
O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) em BH, anoiteceu, nesta quinta-feira (1º), todo iluminado de amarelo. A iniciativa visa chamar atenção para a campanha Setembro Amarelo, que promove, durante todo o mês, ações de conscientização e prevenção ao suicídio. O prédio fica iluminado até 16 de setembro.
Setembro Amarelo é uma campanha mundial que busca reverter o alarmante dado de 700 mil mortes por ano no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, todos os dias, ao menos 38 pessoas tiram a própria vida. O suicídio é considerado uma questão de saúde pública, agravada pelo isolamento imposto pela pandemia de Covid-19.
Com o lema “a vida é a melhor escolha!”, a iniciativa alerta para a importância dos cuidados com a saúde mental. De acordo com o site nacional do Setembro Amarelo, quase 100% dos casos de suicídio se relacionam às doenças mentais, principalmente àquelas não diagnosticadas ou que foram tratadas incorretamente.
A adesão da ALMG ao movimento faz parte do projeto Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre temas relacionados ao bem-estar social.
Caminhada
Em 10 de semtembro, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, está prevista para acontecer a Caminhada Setembro Amarelo. O evento acontece a partir das 9h, partindo da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de BH.
Leia Mais: