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Alunos da rede pública de Minas poderão ganhar bolsa para intercâmbio fora do Brasil

Ideia do projeto é dar preferência a estudantes de baixa renda

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
23/05/2024 às 15:09.
Atualizado em 23/05/2024 às 16:07
"Passaporte Mineiro do Conhecimento": vagas serão ofertadas para 2025, sendo 40 para estudantes de Ibirité e 50 para o restante do Estado (Gil Leonardi / Imprensa MG)

"Passaporte Mineiro do Conhecimento": vagas serão ofertadas para 2025, sendo 40 para estudantes de Ibirité e 50 para o restante do Estado (Gil Leonardi / Imprensa MG)

Deverá ser divulgado em breve o edital com os critérios de participação e etapas de seleção para estudantes da rede estadual em Minas interessados em fazer intercâmbio em outros países. Foi divulgado nesta quinta-feira (23)  o programa "Passaporte Mineiro do Conhecimento", que vai oferecer, pelo menos 90 bolsas.

A ideia do projeto é dar preferência a estudantes de baixa renda. As vagas serão ofertadas para o ano de 2025, sendo 40 destinadas aos estudantes de Ibirité e 50 para o restante do Estado.

A bolsa inclui custos pessoais, passagem aérea, seguro de saúde e custos adicionais relacionados às instituições de ensino internacionais. A iniciativa será 100% financiada pelo Governo de Minas. 

Os destinos incluem países da Europa, como Itália, França, Suíça, Alemanha, Finlândia e Bélgica, além da oportunidade de viver e estudar no Japão, Canadá, Estados Unidos e Argentina, entre outros.

Denominado "Passaporte Mineiro do Conhecimento", o anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema, em solenidade com a presença do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, na Escola Estadual Walt Disney, em Belo Horizonte. A expectativa é que sejam investidos R$ 6,3 milhões na iniciativa.

Quem pode participar

O público-alvo é formado por estudantes da rede estadual de ensino matriculados no 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). 

A expansão do projeto, inicialmente, funcionará como piloto para atender especialmente 112 escolas do EMTI, abrangendo todo estado. 

Para se candidatar, os estudantes não podem ter sido reprovados ao longo do percurso escolar, apresentar média de nota superior a 70% e frequência acima de 90% no ano anterior.

Após a seleção, eles viajarão para o país de destino para cursar o 2º ano do ensino médio, retornando à sua escola estadual de origem no Brasil para completar o 3º ano e finalizar estudos regulares.

A viagem ocorrerá em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre do próximo ano. Os jovens selecionados também participarão de aulas de conversação básica de inglês e espanhol.

* Com Agência Minas

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