
A gorila Anayla completa 3 anos nesta quarta-feira (8), no Zoológico de Belo Horizonte, onde nasceu. Anayla, que significa Olhar para Deus, é caçula e única fêmea da família que vive na capital.
Belo Horizonte é a única cidade da América Latina que possui um grupo de gorilas graças a um programa reprodutivo de sucesso desse animal ameaçado de extinção. Dos cinco gorilas que nasceram na capital, apenas um morreu ainda filhote, em 2021.
Para celebrar o aniversário, os visitantes serão recebidos para um bate papo no túnel dos gorilas sobre hábitos dos animais e riscos de extinção, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas. A participação é gratuita.
Há mais de 40 anos, o Zoológico de BH mantém gorilas da subespécie Gorilla gorilla gorilla, também conhecida como gorila da planície ocidental .
Os atuais adultos chegaram à capital vindos de instituições diferentes. As fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido (do Zoológico Howletts – Fundação Aspinall), o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque).
Os animais chegaram após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês).
A indicação foi baseada na expertise no manejo da espécie pelo Zoo de BH e na obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.
Leia Mais