
Após 15 dias do rompimento da tubulação do mineroduto em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira, a Anglo American informou que a operação do sistema Minas-Rio foi retomada na noite desta terça-feira (27).
Em nota, a empresa disse que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou a retomada das atividades após a apresentação de documentos que comprovaram o cumprimento de uma série de ações de resposta ao incidente.
Entre essas ações de reparação está a limpeza da calha e das margens do córrego Santo Antônio do Grama, iniciada no dia 15 de março, que continua sendo realizada por uma equipe de 200 profissionais e tem prazo de finalização até o dia 31 de maio.
Ainda segundo a Alglo American, o abastecimento de água na cidade foi normalizado e as obras de uma nova adutora definitiva já foram concluídas.
O acidente
O acidente ocorreu na segunda-feira (12). Após o rompimento, 300 toneladas de polpa de minério vazaram. Segundo a mineradora, o material não possui substâncias químicas ou tóxicas, sendo classificado como resíduo não perigoso.
Leia mais:
Abastecimento de água é retomado em Santo Antônio do Grama
Anglo American substitui tubulação e faz testes de segurança em mineroduto de Santo Antônio do Grama
Justiça bloqueia R$10 milhões da Anglo após rompimento de mineroduto na Zona da Mata
MP de Minas pede bloqueio de R$ 10 milhões da Anglo após rompimento de mineroduto
Sedimentos que vazaram de mineroduto atingiram 7 km de rio na Zona da Mata
Tubulação de mineroduto se rompe e atinge rio na Zona da Mata