Baixa adesão

Apenas 3,4% das crianças de 3 e 4 anos se vacinaram contra Covid-19 em BH

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
04/08/2022 às 07:46.
Atualizado em 04/08/2022 às 16:07
 (FERNANDO MICHEL / HOJE EM DIA)

(FERNANDO MICHEL / HOJE EM DIA)

A adesão à vacinação de crianças de 3 e 4 anos em Belo Horizonte ainda é considerada baixa, avalia a Prefeitura. O alerta ocorre em meio a mais uma ampliação da imunização na capital mineira.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (2) pela PBH, apenas 3,4% das crianças de 3 e 4 anos foram imunizadas. O público que precisa ser vacinado soma 51 mil.

Desde 22 de julho, crianças imunossuprimidas podem ser vacinadas contra a Covid-19. Na última segunda-feira (1º) foi liberada a imunização de todas as crianças de 4 anos. Ainda não há previsão para liberação das doses do público de 3 anos – depende de chegada de mais vacinas.

A baixa adesão à vacinação se deve a dois fatores, na avaliação do diretor de promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte, Paulo Roberto Lopes Correa: o período de férias escolares e a propagação de notícias falsas sobre os imunizantes.

"A vacina é segura. Aplicamos milhares de doses em crianças e nenhum efeito adverso grave", afirmou o especialista. O imunizante usado nesse grupo é a CoronaVac, produzida no país pelo Instituto Butantan e que recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Quero ressaltar para os pais com dúvidas que as tecnológicas usadas na CoronaVac são as mesmas de várias outras vacinas, inclusive a da gripe", reforçou Paulo Roberto Correa.

Ainda conforme o diretor, a Prefeitura tem orientado as equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para sensibilizar as famílias sobre a importância da vacinação no momento do atendimento.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por