Um roubo de cabos de energia no Centro de Saúde Padre Joaquim Maia, na região Norte de Belo Horizonte, afetou atendimentos e vacinação da população. As consultas e exames que dependem de energia elétrica estão sendo reagendadas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que os demais serviços estão funcionando normalmente. A vacinação contra a Covid-19, por exemplo, está mantida, já que os imunizantes estão acondicionados em local específico.
Entretanto, os usuários que procuram o centro para receber as vacinas de rotina estão sendo encaminhados para outras unidades de saúde da regional.
Segundo a prefeitura de BH, as doses, que precisam de energia elétrica para serem armazenadas em freezer, foram recolhidas e serão avaliadas por órgãos e profissionais responsáveis. A Secretaria de Saúde informou que ainda está levantando o quantitativo de imunizantes perdidos.
A PBH não informou se há previsão para recuperação da energia no local.
De acordo com a prefeitura, a Guarda Municipal e a Polícia Militar (PMMG) estão investigando o caso. A PBH ressaltou que as unidades de saúde são monitoradas 24 horas por dia, por câmeras do Centro Integrado de Operações de BH (COP-BH). Essas imagens podem ajudar na identificação dos suspeitos.
Mais um caso
Nesta segunda (25), o roubo de cabos de energia da unidade do Detran no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital, impactou os atendimentos e prejudicou condutores e candidatos que tentar tirar habilitação. Os serviços ainda não foram retomados.
Leia mais:
Serviços no Detran de BH, suspensos após furto de cabos, ainda não foram restabelecidos
A cada dois acidentes com energia elétrica no Brasil, um acaba em morte, diz levantamento