Avaliação de especialista

Área de escape no Anel Rodoviário de BH 'depende' da prudência de motoristas para funcionar

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/08/2022 às 08:00.
Área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, entre a BR-040 e o trevo do Betânia  (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, entre a BR-040 e o trevo do Betânia (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Motoristas que transitam pelo Anel Rodoviário, no km 541, entre a BR-040 e o trevo do Betânia, na região Oeste de Belo Horizonte, contam com novo dispositivo para evitar acidentes: a área de escape. Segundo a prefeitura da capital, a obra deve ser totalmente concluída até esta terça-feira (2). No entanto, para funcionar, a alternativa depende da prudência dos motoristas de veículos pesados, que precisam estar na faixa correta da via.

Para o engenheiro civil Silvestre de Andrade Puty Filho, mestre de transportes, o dispositivo é uma “boa alternativa”, embora não seja uma “solução” para os recorrentes acidentes no trecho. “Não existe bala de prata nessas questões”, pontua.

O especialista reforça ser necessária a conscientização dos motoristas, que devem respeitar as leis de trânsito e sempre transitarem ao lado direito da pista, para facilitar a manobra, em caso de emergência. Ele também cobra ações de divulgação sobre a existência do dispositivo.

“É preciso ser divulgado para que o caminhoneiro saiba que, quando ele estiver com problema no freio, ele tem a área onde pode recorrer e jogar o veículo”, pontuou, afirmando ainda que a maioria dos motoristas de caminhões que passam pelo trecho são de outros estados. 

“Não são motoristas urbanos, mas, sim, os rodoviários. É importante que eles saibam que há a área de escape”, destaca. 

Área de escape do Anel Rodoviário

A área de escape fica próximo ao acesso ao bairro Buritis. Trata-se de um recurso de segurança adotado em trechos de longa distância e que tem o objetivo de reduzir os acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos. 

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

A estrutura é composta por uma caixa de concreto semelhante a uma piscina, com 100 m de comprimento e camadas de argila expansiva.

Em casos de emergência, o motorista pode desviar o caminhão no sentido da área de escape, que irá parar o veículo. 

A obra engloba um trecho de cerca de 400 m e está orçada em aproximadamente R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da prefeitura

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