

NOVA REMESSA - Mais 437 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram a Minas nesta segunda-feira (9) e em breve serão distribuídas aos municípios
Dos 853 municípios mineiros, 277 não registraram mortes por complicações da Covid-19 por mais de um mês. O avanço da vacinação é a principal responsável por este cenário de interrupção da mortalidade no Estado. Autoridades de saúde alertam, porém, que não é momento para descuido, principalmente com a circulação da variante Delta em territórios vizinhos.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que 32,5% das cidades mineiras – como Rio Acima e Taquaraçu de Minas, na Grande BH – não confirmaram vítimas de 1º de julho a 4 de agosto – 34 dias. Quando o recorte é menor, de apenas uma semana, os números são ainda melhores: 639 municípios sem óbitos – 75% de Minas.
Para o médico José Geraldo Leite, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), isso é reflexo da vacinação, principalmente do público prioritário. Assim, muitas hospitalizações foram evitadas. “Embora nossa cobertura em duas doses seja baixa, ela é alta nos grupos que têm mais risco de morte – maiores de 60, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde”.
Ao todo, conforme o Painel Vacinômetro, da SES-MG, 10,5 milhões de mineiros foram protegidos. Desses, cerca de 4 milhões tomaram o reforço e 460 mil o produto da Janssen, administrado em dose única.
O especialista alerta, porém, que a população precisa continuar com as medidas sanitárias, já que a mutação indiana do vírus circula em São Paulo e no Rio. “Doenças de transmissão respiratórias não ficam restritas a regiões geográficas. Elas vão se espalhar, não há dúvida disso”, afirmou.
“População deve manter medidas sanitárias, já que a variante delta circula em São Paulo e no Rio” José Geraldo Leite
Segunda dose
Por isso, o epidemiologista reforça a necessidade de conclusão do esquema vacinal. “A segunda dose sempre foi importante. Ela vai dar uma imunidade sólida, uma proteção maior. Com a variante Delta, passa a ser mais importante ainda”.
Em publicação nas redes sociais, o governador Romeu Zema reafirmou que o planejamento estadual prevê que todos os mineiros maiores de idade sejam imunizados até setembro. Segundo o cronograma, a campanha deve atingir quem tem 25 anos ou mais neste mês. Depois, serão os mineiros de 18 a 24 anos.
Para dar continuidade à vacinação, Minas iniciou ontem a entrega das 784 mil doses recebidas sexta-feira. Com isso, dará prosseguimento à vacinação de moradores de 45 a 54 anos, trabalhadores da indústria, caminhoneiros, pessoas com comorbidades e deficiência permanente.
Também nesta segunda, a SES recebeu do Ministério da Saúde outras 437 mil doses. “A quantidade a ser enviada aos municípios será divulgada em breve”, afirmou o Executivo.